Coordenador de Enfermagem - NIR (Núcleo Interno de Regulação)
O Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo está em busca de um Coordenador (a) de Enfermagem que será responsável por coordenar e liderar o processo de regulação e gestão de leito interno, garantindo a utilização eficiente dos recursos assistenciais, leitos e serviços disponíveis. Atua em parceria com equipes multidisciplinares para assegurar a regulação de internações, transferências e altas, garantindo o cumprimento dos protocolos institucionais e normativas vigentes: Gestão e Coordenação da Regulação.
Responsabilidades:
Conhecer a Política Nacional de Regulação do SUS e assegurar que as práticas de regulação estejam em conformidade com a legislação vigente.
Orientar e supervisionar a equipe do NIR, garantindo a execução das atividades e a aderência aos protocolos e regulamentos da instituição.
Participar da construção e implementação de fluxos e protocolos de trabalho para o NIR, promovendo processos eficientes e seguros.
Representar o NIR em interações internas e externas, facilitando a comunicação e integração com outras áreas e unidades de saúde.
Auxiliar nas auditorias e na gestão de documentos relacionados à regulação e gestão de leitos.
Participar da organização dos fluxos internos e externos de referência e contrarreferência, assegurando a transferência eficiente de pacientes.
Gerenciar a taxa de ocupação e movimentação de leitos, otimizando altas e acompanhando a situação dos pacientes internados de longa permanência acima de 7 dias.
Monitorar altas hospitalares, transferências e óbitos para garantir a disponibilidade de leitos.
Gerenciar exames agendados pelo NIR e analisar solicitações de transferências e avaliações entre especialidades via sistemas como o SISATH.
Orientar unidades de internação sobre a necessidade de realocação de pacientes, seja por isolamento ou manutenções prediais.
Liderar a equipe de enfermeiros, realizando supervisão, controle de faltas e banco de horas.
Elaborar cronograma de férias e escalas mensais, além de realizar avaliações de desempenho e supervisão de treinamentos.
Mediar conflitos, promover um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, e integrar as equipes multidisciplinares para um cuidado mais eficaz.
Coordenar programas de capacitação contínua e avaliar o desempenho da equipe sistematicamente.
Realizar auditorias internas para garantir a adesão aos protocolos e boas práticas.
Elaborar planos de ação com foco na melhoria contínua da assistência.
Elaborar relatórios mensais com análise dos indicadores quantitativos e qualitativos, compartilhando os resultados com a equipe para a construção de planos de melhoria.
Orientar os profissionais sobre o cumprimento das normas da SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) e SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), com foco em precauções e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Monitorar a ocorrência de eventos adversos, analisar descumprimento de acordos de serviço e criar planos de ação para melhorar a assistência e a segurança do paciente e dar devolutiva para SOU.
Apoio a Demandas Jurídicas e Institucionais:
Receber e realizar a passagem de plantão, emitindo relatórios para gestão.
Requisitos:
Superior completo em Enfermagem, com registro ativo no COREN. Conhecimentos Intermediários de Pacote Office e conhecimentos de software (s) específico (s) de sua área de atuação.
Desejável experiência em regulação hospitalar, gestão de leitos ou áreas correlatas e em normas e diretrizes da regulação hospitalar e do SUS.
Será considerado um diferencial a vivência no NIR e o conhecimento do sistema de regulação municipal/estadual CROSS - SISATH.
Requisitos
Estudos
Valorizado
Experiência profissional
Sobre COMPLEXO DE SAÚDE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Somos mais de 10.000 colaboradores fornecendo serviços de saúde aos munícipes de São Bernardo do Campo.
O Complexo de Saúde de SBC é uma das mantidas da Fundação do ABC, levando aos munícipes de São Bernardo do Campo serviços em saúde com alto nível de qualidade através dos serviços em 4 hospitais (Hospital de Clínicas, Hospital de Urgência, Hospital Anchieta e Hospital Municipal Universitário) e em toda rede de atenção básica, especializada, saúde mental, urgência e emergência, entre outras.
A Fundação do ABC é uma entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, criada em 1967 pelos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Qualificada como Organização Social de Saúde (OSS), está entre as maiores instituições do país na área de prestação de Serviços de Saúde.
Anualmente, a rede de saúde gerenciada pela Fundação do ABC realiza mais de 11 milhões de consultas e atendimentos, além de 133,6 mil cirurgias, 87 mil internações e 18,9 milhões de exames e procedimentos.
Os princípios fundamentais que inspiram e motivam os colaboradores do Complexo de Saúde e que norteiam os objetivos da instituição estão fundamentados na:
Missão:
Promover o bem-estar da população de São Bernardo do Campo com ações de saúde para a pessoa e para a comunidade.
Visão:
Ser referência e reconhecida pela comunidade, gestores e colaboradores como serviço de excelência nas ações de Saúde, pela ampliação da cobertura, incorporação de inovações tecnológicas e satisfação dos usuários e profissionais.
Valores:
Ética, Humanização, Comprometimento, Transparência, Cooperação, Criatividade, Urbanidade, Equidade e Sustentabilidade.